Edição: Mercado Internacional de Gás e GNL na Crise

O Cisne Negro e a Transição Energética

Mercado Internacional de Gás e GNL na Crise

6ª edição

02 de julho de 2020

 

Nesta edição da série de webinares O Cisne Negro e a Transição Energética, a consultora internacional Ieda Gomes tratou dos desafios que o mercado de gás natural e GNL vêm enfrentando nos últimos anos, agravados pela pandemia de Covid-19.

No mercado internacional, Ieda apontou a tendência dos preços do gás convergirem para os preços do mercado dos EUA (Henry Hub), historicamente os mais baixos entre as referências. Com os baixos preços, associados às incertezas quanto a recuperação da demanda de gás nos próximos anos, os investimentos que garantiriam a oferta projetada ficam ameaçados.

Nos mercados emergentes, como é o caso do Brasil, Ieda destacou a falta de infraestrutura para aproveitamento do gás e de uma política de preços bem definida. São demandados esforços sistêmicos para desenvolver um mercado doméstico firme no Brasil, o que poderia justificar os vultosos investimentos em infraestrutura. Diante da transição, o papel do gás natural na matriz energética do futuro precisa ser definido com clareza, de modo a dar confiança aos investidores e sem perder de vista os outros caminhos estratégicos possíveis.

Como moderador, Alexandre Szklo, professor associado do programa de planejamento energético (PPE) da COPPE/UFRJ.

 

Cadastre-se

Quer ser avisado sobre os conteúdos produzidos pelo E+?